Entrevista ao escritor Paulo Neto + Opinião



(foto do escritor Paulo Neto)

Saboreia os livros :
Há quanto tempo escreve?

Paulo Neto
Gosto de escrever desde que me lembro e desde a adolescência que eu sonhava em publicar um livro. A minha primeira tentativa foi aos 14 anos e outras tentativas - concluídas e inacabadas- se seguiram até que em 2006 surgiu-me a ideia para o "Motivos Para Sorrir" e eu soube que seria esse livro que iria materializar o meu sonho.

Saboreia os livros :
Onde se inspirou para escrever o seu primeiro livro?

Paulo Neto
A inspiração para o "Motivos Para Sorrir" veio de um reality show australiano, "The Block", que eu assistia no antigo canal People + Arts (actual TLC), onde quatro casais  concorrentes tinham que reconstruir cada um dos quatro apartamentos de um prédio em ruínas em Sydney. O que mais me cativou no programa era as dinâmicas e as particularidades de cada um do casais. Algumas das características desses quatro casais acabaram por ser adaptadas às oito personagens principais do livro. Depois a partir daí, elaborei a minha história para abordar os temas referidos no livro.

Saboreia os livros :
Está a pensar escrever outro livro?

Paulo Neto
Não só estou a pensar, como já comecei a transpôr novas ideias para outros romances para o Microsoft Word. Também já terminei um livro sobre uma viagem que fiz à Grécia no ano passado, onde tive a honra de visitar o local onde se celebravam os Jogos Olímpicos da Antiguidade e de representar Portugal numa sessão da Academia Olímpica Internacional.
Seja como for, não consigo imaginar a minha vida sem a escrita e espero publicar mais livros no futuro. Mas mesmo que tal não aconteça - mas oxalá que sim - sei que a escrita fará sempre parte da minha vida pois é dos actos que me traz mais felicidade.

Saboreia os livros :
Em que escritores se inspirou para escrever o seu livro?

Paulo Neto
 A apontar algum nome, diria a Margarida Rebelo Pinto, pelo simples facto que vários dos seus livros são escritos do pontos de vista de várias personagens, como por exemplo em "Não Há Coincidências", onde a cada capítulo o leitor passava a ler da perspectiva de outra personagem. Como gosto dessa ideia, até porque permite-me como escritor vestir outras peles e ser e agir de forma diferente daquilo que eu sou, apliquei essa ideia para o meu livro, onde as vozes das oito personagens principais vão se revezando.

Opinião 

Depois de ler ganho o ano passado este livro num passatempo do facebook do escritor li-o na altura, mas como tinha muitas opiniões em atraso acabei por me esquecer de fazer esta, mas como mais vale tarde do que nunca , por isso aqui vai ela.
Este livro retrata o trama de vida de quatro casais, esses quatro casais são Afonso e Flora , Pedro e Carla , Filipe e Marina e um casal homossexual Gonçalo e Valter , estes casais que conhecemos neste livro vão ter de enfrentar muito obstáculos como dramas , desafios , mas nem tudo é mau , os casais também vão sofrer algumas alegrias .  
Paulo Neto tem uma escrita muito suave, muito criativa mas a mais de tudo realista ,por breves momentos quando estava a ler os capítulos do casal Filipe e Marina pensei que estava a viver no meio dos dois .
Este livro foi uma leitura suave, mas muito alegre aconselho as pessoas a lerem esta livro numa boa tarde de praia , pois quando e pega nele só se quer acabar 

6.4/10

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *